As origens do aquarismo

Peixes dourados foram mantidos em tanques decorativos durante séculos na China e no Japão.
Peixes dourados foram criados como alimento em piscinas e lagoas por milhares de anos atras. Os peixes que hoje em dia criamos em aquários e chamamos de ornamentais serviam de alimentação. Alguns seculos atras, os peixes ornamentais eram criados e  valorizados como animais de estimação em vez de alimentos, e essa forma perdura até hoje. Muitas outras culturas antigas, mantinham esses peixes ornamentais tanto para alimentos e tambem como decorativos.



Antigos sumérios mantinham peixes selvagens em lagoas, antes de prepará-los para as refeições. Representações do peixe sagrado de Oxyrhynchus mantidos em cativeiro em piscinas nos templos foram encontrados em arte egípcia antiga.
Da mesma forma, a Ásia passou por uma longa história de estocar arrozais com peixes de água doce adequados para comer, incluindo vários tipos de bagre eciprinídeo. 
Reprodução seletiva da carpa era popular e completamente domesticadas. Koi (peixinho dourado) começou há mais de 2.000 anos atrás no Japão e na China, respectivamente. Os chineses durante a dinastia Song, chineses já cultivavam esses peixinhos dourados em grandes vasos de cerâmica para aprecia-los. Na Europa medieval, as carpas eram cultivadas em piscinas nas propriedades e mosteiros como um recurso alternativo na obtenção da carne de peixe. Em dias de festa quando a carne não poderia ser comida por motivos religiosos, as carpas eram o substituto. Peixes marinhos têm sido valorizado da mesma forma há séculos.
Romanos ricos cultivavam as lampreias e outros peixes em piscinas de água salgada.
Tertuliano relata que Asinius Celer pagou 8.000 sestércios por uma boa tainha.
Cícero relata que o advogado Hortênsio Quintus chorou quando uma espécime sua morreu.  Aquarista antigo como Piscinarii, criador de peixes em lagoas e tanques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICAS: Criar peixes Ornamentais